Compartilhe
Acessos desde abril/2013
Acessos hoje: 87Total: 136456

Novidades

Produções » Livros » Novidades

 In the Shadow of Dictatorship: Foucault in Brazil. Resenha do livro de Heliana de Barros Conde Rodrigues: Ensaios sobre Michel Foucault no Brasil: Presença, efeitos, ressonâncias  (Lamparina 2016). De autoria de Marcelo Hoffman, publicada em Theory, Culture and Society - TCS. Acesso: http://www.theoryculturesociety.org/review-shadow-dictatorship-foucault-brazil/ 


INCLUSÃO E APRENDIZAGEM: contribuições para pensar as práticas pedagógicas. Organizado por Carine B. Loureiro e Rejane R. Klein e editado pela Appris, já está à venda essa reunião de discussões e investigações sobre a inclusão escolar, produzida por membros do GEPI/UNISINOS/CNPq (Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão). Disponível em edição impressa e em e-book.

Sem assumir as costumeiras exaltações ou prescrições salvacionistas que hoje são o lugar-comum na bibliografia pedagógica brasileira, o livro problematiza tanto os aspectos positivos quanto os aspectos problemáticos da inclusão, na Educação Básica, na Educação Superior e, talvez principalmente, nos cursos de formação de professores. Para detalhes ou aquisição, clique aqui.


 À procura de um mundo melhor: apontamentos sobre o cinismo em saúde.De autoria de Luís David Castiel, Caco Xavier e Danielle Ribeiro de Moraes, acaba de ser lançado, pela Editora FIOCRUZ, este livro que discute as contradições e incertezas que permeiam o conhecimento no campo da saúde, em face dos riscos. Questões como o autocuidado e promoção da saúde enquanto agentes biopolíticos e dependentes do neoliberalismo, bem como o problemático publicacionismo acadêmico no âmbito da saúde são discutidas com agudeza e coragem. Para detalhes e aquisição, clique aqui.


Michel Foucault e os saberes do homem: como, na orla do mar, um rosto de areia. Organizado por Heliana de Barros Conde Rodrigues, Vera Portocarrero e Alfredo Veiga-Neto, e lançado durante o X Colóquio Internacional Michel Foucault, na UNICAMP (Campinas, SP), Ed. Prismas. Com 545 páginas, o livro reúne, na íntegra, os textos apresentados e discutidos por ocasião do VIII Colóquio Internacional Michel Foucault, ocorrido na UERJ (Rio de Janeiro, RJ), em 2013. Para acessar a Apresentação, clique aqui.

Para adquirir diretamente com a Editora, clique aqui.


 

Inclusão escolar e sensibilização. De autoria de Fernanda de Camargo Machado, acaba de ser lançado, pela Editora Caxias. Para detalhes, acesse diretamente em http://www.editoracaxias.com.br/?product=inclusao-escolar-e-sensibilizacao-o-risco-de-conviver-e-o-risco-de-nao-conviver 

 


 

The Slow Professor: challenging the culture of speed in the Academy. De autoria de Maggie Berg e Barbara K. Seeber, e editado pela University of Toronto Press, acaba de ser lançado esse interessante livro que desenvolve uma crítica contundente ao produtivismo acadêmico. Como uma primeira entrada no assunto, vale a pena ler a resenha de Tamara Amoroso Gonçalves, publicada no dia 30 de agosto de 2016, sob o instigante título Não é possível aliar produtivismo acadêmico em excelência e brilhantismo. Acesso em: 

https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/livros/nao-e-possivel-aliar-produtivismo-academico-com-excelencia-e-brilhantismo 


 Ensaios sobre Michel Foucault no Brasil. Presença, efeitos, ressonânciasDe autoria de Heliana de Barros Conde Rodrigues e editado pela Lamparina (RJ), acaba de ser lançadoEnsaios sobre Michel Foucault no Brasil. Confira o sumário, clicando aqui.


Saberes e práticas na constituição dos sujeitos na Contemporaneidade.  

Com 1906 páginas, o livro eletrônico contém os textos integrais do V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica / III Colóquio Internacional de Biopolítica  e Educação / XVII Simpósio Internacional IHU e está gratuitamente disponível. O evento foi realizado nos dias 21 a 24 de setembro de 2015, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Clique aqui para acessar o e-book na íntegra.


A coragem da verdade e a ética do intelectual em Michel Foucault. De autoria de Priscila Piazentini Vieira, acaba de ser lançado pela Editora Intermeios, essa obra que vem enriquecer a biblioteca brasileira no campo dos Estudos Foucaultianos. Para detalhes da Editora,clique aqui. Para acessar o site da FAPESP, com comentários sobre a obra, clique aqui


The biopolitics of lifestyle -  de autoria de Christoph Mayes, o livro trata do estilo de vida como dispositivo biopolítico relacionado à obesidade, à ética, à saúde e à "identidade obesa". Routledge. Para acessar detalhes, clique aqui


Parole tenue : cours & discours de Barthes & Foucault au Collège de France, de Mauri Baudri (Grenoble: Ellug), com 275 páginas.

 


Política de gestão escolar na sociedade de controle,  (Ed. Achiamé) de autoria de Gicele Cervi. Apresentado por Edson Passetti, o livro problematiza a escola como um grande negócio.


Lançado o livro Foucault: verdade e loucura no nascimento da arqueologia (Editora da UFPR). De autoria de Thiago Fortes Ribas, a obra discute e problematiza, numa perspectiva foucaultiana, as relações entre a loucura e a verdade


Governamentalidade, Segurança - Nildo Avelino & Salvo Vaccaro (org.). Recentemente lançado Governamentalidade, Segurança, na Coleção Contrassensos, da Editora Intermeios, São Paulo. Trata-se de uma coletânea de artigos escritos por renomados especialistas no campo dos Estudos Foucaultianos que, ao longo de quase 400 páginas, se debruçam, como o próprio título sugere, sobre as intrincadas conexões entre segurança, biopolítica, opinião pública, governança, ecologia, violência, democracia e governamentalidade. 


Inclusão e Biopolítica - Elí Henn Fabris; Rejane R. Klein (orgs.) - Coleção Estudos Foucaultianos, da Editora Autêntica.

Inclusão & Educação - Maura Corcini Lopes; Elí Henn Fabris - Coleção Temas & Educação, da Editora Autêntica.

Ver lançamento, neste Portal: http://www.michelfoucault.com.br/?noticias,56


Racismo de Estado: uma reflexão a partir da Crítica da Razão Governamental de Michel Foucault. Recentemente lançado o livro de Célia Regina Ody Bernardes, pela Editora Juruá.

Com farta e variada bibliografia e um texto claro e objetivo, Célia Regina discorre longamente sobre o racismo de Estado, a partir dos conceitos foucaultianos de biopoder, governamentalidade, genealogia, ética e subjetivação. Para a autora, o racismo estatal manifesta-se como um dos paradoxos do biopoder, na medida em que a função assassina do Estado sustenta-se -- ou pretende se sustentar... -- num regime de poder que se exerce a favor da vida das populações.


Do você não pode ao você não quer. Uma história da prevenção às drogas na Educação. Recentemente lançado o livro de Tiago Magalhães Ribeiro, pela Editora Primas em coedição da Appris. Em linguagem clara e elegante, o autor discute os usos biopolíticos que os Estados contemporâneos fazem das drogas. A governamentalidade neoliberal, nos termos descritos e problematizados por Michel Foucault, funciona como pano de fundo que dá sustentação e coesão às biopolíticas atualmente em funcionamento. Sem glorificar nem exorcizar o uso das drogas e as campanhas governamentais, Tiago revela-se como um sutil e competente analista foucaultiano.


BIOPOLÍTICA: gubernamentalidad, educación, seguridad. Cuadernos de Trabajo # 1. Universidad Pedagógica de Buenos Aires, República Argentina. Textos de Edgardo Castro, Silvia Grinberg, Pat O'Malley, Alfredo Veiga-Neto.


Michel Foucault e a verdade cínica. Ernani Chaves. Lançado no Congresso da SIF - Sociedade Interamericana de Filosofia, em Salvador/Bahia, no dia 9 de outubro de 2013. Editora Phi, Campinas, SP.


Cuadernos de Pensamiento Biopolítico Latinoamericano - UNIPE - Recentemente lançado, em Buenos Aires, organizado por Mercedes Ruvituso e publicado pela UNIPE - Universidad Pedagógica.


Mulheres, ditaduras e memórias - Susel Oliveira da Rosa. Editora Intermeios e FAPESP (São Paulo, SP).

Lançamento dia 7 de junho de 2013, no Auditório 412 do CCHLA, Campus I, da UFPB, João Pessoa, Pb.