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Teses

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 Militância e ativismo: cinco ensaios sobre ação coletiva e subjetividade. Tese de Doutorado de André Luis Leite F. Sales, no PPG-Psicologia/FCLAS/UNESP, em 2019. Orientador: Silvio Yasui e Flávio F. Fontes. Para acesso direto à Tese, clique no título/link acima. Para mais detalhes, acesse o Repositório da UNESP: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/190776 


Infantocracia: deslocamentos nas formas de compreender e viver o exercício do governamento infantil na racionalidade neoliberal. Tese de Doutorado de Isabela Dutra Corrêa da Silva, no PPG-Educação da UFRGS (Porto Alegre, RS), em 2018. Orientador: Alfredo Veiga-Neto.


A impressão do consenso: uma análise político-epistemológica do SARESP na Folha de São Paulo e no jornal da APEOESP. Tese de Doutorado de Jaime Farias, no PPG-Educação da UFSCar (São Carlos, SP). Orientador: José Carlos Rothen.


Entre o governo de si e o governo dos outros: uma análise foucaultiana da liberdade e suas práticas em vídeos educativos do NUTES/UFRJ. Tese de Doutorado de Márcia Bastos de Sá, no PPG-Educação em Ciências e Saúde, Univ. Fed. Rio de Janeiro. Orientadora: Vera Ferraz de Siqueira.


DIREITO E NEOLIBERALISMO: tecnologias jurídicas e governamentalidade em Michel Foucault. Tese de doutorado de Thiago Mota Fontenele e Silva, no PPG-Filosofia da UFCeará. Orientador: Sylvio de Souza Gadelha Costa.


APROXIMACIÓN GENEALÓGICA AL CONCEPTO APRENDIZAJE. UNA LECTURA DESDE LA NOCIÓN “GUBERNAMENTALIDAD NEOLIBERAL". Tese de Doutorado de David Andrés Rubio Gaviria, na Universidad Pedagógica Nacional, Bogotá (Colômbia). Orientador: Carlos Noguera Ramírez.


PELOS GABINETES DA OCDE: A CONSTRUÇÃO DE CONSENSOS SOBRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA (1960-1992). Tese de Doutorado de Fernando Sossai, no PPG-Educação da UDESC. Orientadora: Mariléia Maria da Silva. 


DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: A PRODUÇÃO DA CRIANÇA PROTAGONISTA E DO PROFESSOR DESIGNER. Tese de Doutorado de Cláudia Inês Horn, no PPG-Educação da UNISINOS. Orientadora: Elí T. Henn Fabris.


A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO DEFICIENTE VISUAL A PARTIR DO MOVIMENTO DE INCLUSÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA. Tese de Doutorado de Débora Ferreira da Silva, no PPG-Educação da UEL. Orientadora: Rosana Figueiredo Salvi.


INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EFEITOS NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA. Tese de Doutorado de Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, no PPG-Educação da UFSM. Orientadora: Maria Inês Naujorks.


A modulação das condutas das pessoas com deficiência no direito à escola comum brasileira. Tese de Doutorado de Graciele Marjana Kraemer, no PPG-Educação da UFRGS. Orientadora: Adriana da Silva Thoma.


A Formação Continuada dos Profissionais da Educação da Rede Municipal de Florianópolis: Governamento e Constituição de Subjetividades Docentes. Tese de Doutorado de Karina de Araújo Dias, no PPG-Educação da UFSC. Orientadora: Claricia Otto.


A inclusão como rede: uma análise de prática de professores de Educação Física na Contemporaneidade. Tese de Doutorado de Roseli Belmonte Machado, no PPG-Educação em Educação da UFRGS. Orientador: Alfredo Veiga-Neto.


Educação matemática e subjetivação em formas de vida da imigração alemã no Rio Grande do Sul no período da campanha de nacionalização. Tese de Doutorado de Débora de Lima Velho Junges, no PPG-Educação/UNISINOS. Orientadora: Gelsa Knijnik.


Práticas de correção e aprendizagem: produção de subjetividades na Contemporaneidade. Tese de Doutorado de Juliane Marschall Morgenstern, no PPG-Educação/UNISINOS. Orientadora: Maura Corcini Lopes.


Lésbicas e professoras: modos de viver o gênero na docênciaTese de Doutorado de Patrícia Daniela Maciel, no PPG-Educação/UFPel. Orientadora: Maria Manuela Alves Garcia.


Da escola à empresa educadora: a inclusão como uma estratégia de fluxo-habilidade. Tese de Doutorado de Tatiana Luiza Rech, no PPG-Educação/UFRGS. Orientador: Alfredo Veiga-Neto.


 Governamentalidade e autoridade na Educação: a conduta ética como ação política em FoucaultTese de Doutorado de Antônio Luiz de Moraes, no PPG-Educação/UFRGS. Orientador: Alfredo Veiga-Neto.


Tornar-se professor/a: matriz de experiência e processos de subjetivação na iniciação à docência. Tese de Doutorado de Sandra de Oliveira, no PPG-Educação da UNISINOS. Orientadora: Elí Henn Fabris.


Performatividade e inclusão no movimento Todos pela Educação. Tese de doutorado de Morgana Domênica Hattge, no PPG-Educação da UNISINOS. Orientadora: Maura Corcini Lopes.


A questão do governo: qual a relação entre éthos crítico e éthos parrhesiástico no último Foucault? Tese de Doutorado de Rogério Luís R. Seixas, no PPG-Filosofia da UFRJ. Orientador: Guilherme Castelo Branco.


Dispositivo da Tecnocientificidade: a Iniciação Científica ao alcance de todos. Tese de Doutorado de Daiane Martins Bocasanta, no PPG-Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), defendida em janeiro de 2014. Orientadora: Gelsa Knijnik.


Disseminação das tecnologias digitais e promoção da inclusão digital na Educação Pública: estratégias da governamentalidade eletrônicaTese de Doutorado de Carine Bueira Loureiro, no PPG-Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), defendida em dezembro de 2013. Orientadora: Maura Corcini Lopes.


A proliferação das Políticas de Assistência Social na educação escolarizada: estratégias da governamentalidade neoliberal. Tese de Doutorado de Kamila Lockmann, no PPG-Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, defendida no dia 26 de agosto de 2013. Orientador: Alfredo Veiga-Neto. Texto integral em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/79669 .

Texto de Apresentação


Marcos da vida viável, marcas da vida vivível: o governamento da diversidade sexual e o desafio de uma ética/estética pós-identitária para a teorização político-educacional LGBT. Tese de Doutorado de Jamil Cabral Sierra, no PPG-Educação da Universidade Federal do Paraná; defendida em 27 de março de 2013. Orientadora: Maria Rita de Assis César.


Família S/A - Um estudo sobre a parceria família-escola. Tese de Doutorado de Maria Cláudia Dal'Igna, no PPG-Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; defendida em 2011. Orientadora: Dagmar Estermann Meyer.


A escola na mídia - nada fora de controle. Tese de Doutorado de Cristianne Maria Famer Rocha, no PPG-Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; defendida em 2005. Orientador: Alfredo Veiga-Neto.


A emergência da Psicopedagogia no Brasil. Tese de Doutorado de Karyne Dias Coutinho, no PPG-Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; defendida em 2008. Orientador: Alfredo Veiga-Neto.


As crianças de seis anos no Ensino Fundamental de nove anos e o governamento da infância. Tese de Doutorado de Maria Renata Alonso Mota, no PPG-Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; defendida em 2010. Orientador: Alfredo Veiga-Neto.


Autoajuda e Educação: uma genealogia das antropotécnicas contemporâneas. Tese de Doutorado de Dora Lilia Marín-Díaz, no PPG-Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; defendida em 2013. Orientador: Alfredo Veiga-Neto.


Desenvolvimento e governamentalidade (neo)liberal: da administração à gestão educacional. Tese de Doutorado de Viviane Klaus, no PPG-Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; defendida em 2011. Orientador: Alfredo Veiga-Neto.


Formação continuada: cartas de alforria e controles reguladores. Tese de Doutorado de João de Deus dos Santos, no PPG-Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; defendida em 2006. Orientador: Alfredo Veiga-Neto.


Inclusão escolar e a Educação para Todos. Tese de Doutorado de Iolanda Montano Santos, no PPG-Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; defendida em 2010. Orientador: Alfredo Veiga-Neto.

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