Dissertações
Produções » Dissertações
O Portal Foucault et alii não se responsabiliza pela qualidade, pertinência ou originalidade dos textos aqui publicados; seus conteúdos são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.Â
Â
  Educação ambiental, cinema e biopoder: uma discussão possÃvel. Marisa de Mello Luvielmo. Dissertação de Mestrado no PPG-Educação Ambiental da FURG (Rio Grande, RS). Orientadora: Paula Corrêa Henning.
O projeto acreditar é investir: os processos de in/exclusão e as estratégias de governamento no CAIC/FURG. Guilherme Botelho Chagas. Dissertação de Mestrado no PPG-Educação da FURG (Rio Grande, RS). Orientadora: Kamila Lockmann.Â
DESAFIOS DOCENTES PARA A ATUAÇÃO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Joce Possa. Dissertação de Mestrado no PPG-Educação da UNOCHAPECÓ (Chapecó, SC). Orientadora: Tania Mara Zancanaro Pieczkowski.
Dimensão ética do cuidado de si: uma análise voltada aos ambientes competitivos de trabalho a partir das contribuições de Seneca. Cláudia Soave. Dissertação de Mestrado no PPG-Filosofia da Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Jayme Paviani.
O discurso sobre a criança feliz: o governo da população infantil brasileira. Roberta Carneiro de Medeiros. Dissertação de Mestrado no PPG-Educação/UFU. Orientador: Haroldo de Resende.
Me jogaram aqui porque eu fiz 15 anos: BiopolÃtica da juvenilização da Educação de Jovens e Adultos em Belém-PA (2010- 2013). LetÃcia Carneiro da Conceição. Dissertação de Mestrado no PPG-Educação da UFPará. Orientadora: Luiza Nakayama.
OS USOS PEDAGÓGICOS DA NOÇÃO DE CUIDADO DE SI: Um estudo sobre a recepção do pensamento tardio de Michel Foucault no campo educacional brasileiro - Nyrluce Maria da Silva. Dissertação de Mestrado no PPG-Educação da UFPernambuco. Orientador: Alexandre Simão de Freitas.
Discursos sobre aprendizagem na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1964). Deise Andreia Enzweiler. Dissertação de Mestrado no PPG-Educação UNISINOS. Orientadora: Maura Corcini Lopes.
Avaliação da Pós-graduação no Brasil e a produção intelectual: o modelo CAPES de 1975 a 2002. Michele Dias Medeiros. Dissertação de Mestrado no PPG-Gestão Educacional da UNISINOS. Orientadora: Viviane Klaus.
Ditos e não ditos: como se constitui o sujeito bolsista imerso na polÃtica de assistência estudantil (2009-2013). Márcia Pereira de Oliveira. Dissertação de Mestrado no PPG-Educação/UNISINOS. Orientadora: Luciane Sgarbi Santos Grazziotin.
PolÃtica e gestão do atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais de ParanaÃba/MS: uma análise das práticas discursivas e não-discursivas - Washington Cesar Shoiti Nozu. Dissertação de Mestraso, no PPG-Educação/UFGD. Orientadora: Marilda Moraes Garcia Bruno.
ParaolimpÃadas e polÃticas de inclusão: formas de governar os corpos na sociedade e na escola - Roseli Belmont Machado. Dissertação de Mestrado, no PPG-Educação/ULBRA. Oientadora: Maria Isabel E. Bujes
A constituição do sujeito professor da educação profissional e tecnológica em um curso do PROEJA: cartografando processos de subjetivação - Josà Aparecida de Freitas
A educação de surdos no Estado Novo: práticas que constituem uma brasilidade surda - Pedro Witchs
A produção do sujeito negro: uma analÃtica das verdades que circulam em Venâncio Aires - RS - Viviane Inês Weschenfelder
A produção histórica da criança/infância - Rafael de Oliveira Rodrigues
Há diferença? Relações entre desempenho escolar e gênero - Maria Cláudia Dal'Igna
A famÃlia na escola: uma aliança produtiva - Viviane Klaus
Ações afirmativas e Educação: um estudo genealógico sobre as relações raciais no Brasil - Gustavo da Silva KernÂ
Cuidar e curar para governar: as campanhas de saúde na escola - Iolanda Montano dos Santos
Desconstruções edificantes: uma análise da ordenação do espaço como elemento do currÃculo - Cristianne Maria Famer Rocha
Educação e lazer: a produtividade do Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS - LavÃnia Schwantes
Lugares de criança: shopping centers e o disciplinamento dos corpos infantis - Karyne Dias Coutinho
A emergência da inclusão escolar no Governo FHC: movimentos que a tornaram uma "verdade" que permanece - Tatiana Luiza Rech
Estratégias e táticas do poder com a infância - Marcelo Serute
Escola campeã: estratégias de governamento e auto-regulação - Morgana Domênica Hattge
A constituição da comunidade surda no espaço da escola: fronteiras na forma de ser surdo - Vanessa Scheid Santanna de MelloÂ
O imperativo da inclusão nas universidades comunitárias gaúchas: produzindo "atitudes de inclusão"? - Priscila Provin
Do "você não pode" ao "voce não quer": a emergência da prevenção às drogas na Educação - Tiago Magalhães Ribeiro
A educação de surdos no Rio Grande do Sul: currÃculos de formação de professores de surdos - Maricela Schuck
Formas de ser professor da EaD: práticas que contam de si - Deise Maria Szulczewski
Universitários S/A: Estudantes universitários nas tramas de Vestibular/ZH - Roberto Rafael Dias da Silva
Inclusão escolar: saberes que operam para governar a população - Kamila Lockmann